, BLOG

A importância da manutenção para os equipamentos industriais

Seja corretiva ou preventiva, a manutenção dos equipamentos pode proporcionar excelentes benefícios

Muito mais do que uma manutenção que oferece simples reparos, o serviço realizado em equipamentos industriais, pode ser corretivo ou preventivo, com o objetivo de proporcionar melhorias para o mesmo podendo ser utilizado com maior capacidade de produção.
Nesse artigo você irá descobrir qual a importância da manutenção de equipamentos industriais e ainda, quais os benefícios desse processo.
Caso tenha interesse em adquirir equipamentos industriais para a elevação e movimentação de cargas com elevada tecnologia, pode entrar em contato com a Croácia.

Sobre a manutenção de equipamentos industriais

A manutenção de equipamentos é uma das melhores opções para manter um equipamento operando, de forma que consiga proporcionar a realização de suas atividades de forma segura e adequada, no ambiente em que é utilizado.
O serviço pode ser realizado de forma corretiva, quando já existe um sistema ou peça inoperante ou ainda, de forma preventiva, evitando assim que uma máquina precise ser retirada para o reparo, podendo prejudicar ou atrasar atividades e processos que precisam ser realizados, com o auxílio da máquina em questão.
Esse procedimento pode proporcionar excelentes benefícios tanto para os usuários como também, para a empresa.
Um dos principais benefícios da manutenção de equipamentos industriais, de forma especifica para a empresa, é a economia de investimentos que será proporcionada, uma vez que não será necessário adquirir um novo equipamento industrial, podendo ter um elevado valor de aquisição.
Esse processo pode ser realizado tanto para proporcionar um design novo e sofisticado para o material, como também, para melhorar as peças e desenvolvimento interno do equipamento.
A atividade em questão pode ir além de reparos necessários no equipamento, trazendo atualizações do equipamento com o que há de melhor e mais avançado em design e tecnologia, para proporcionar as melhorias necessárias.
É preciso realizar uma avaliação completa com o auxílio de especialistas, para identificar quais são as possibilidades de alteração de peças ou sistemas, levando em consideração as condições em que o mesmo atua diariamente.
Por vezes, as principais causas de parar um equipamento para a realização de serviços como esse, pode ser por motivos operacionais ou de segurança.

Benefícios da manutenção de equipamentos industriais

, BLOG

É comum pensar que a manutenção apenas irá reparar possíveis danos de uma máquina e ainda, proporcionar algumas melhorias.
Mas na verdade o que acontece é uma verdadeira evolução no equipamento, conseguindo proporcionar diversos benefícios tanto para a empresa, como para os colaboradores que irão utilizar esse equipamento.
Separamos abaixo uma breve lista com os principais benefícios. Confira:
• Diminuição dos riscos operacionais;
• Redução do desgaste do equipamento;
• Aumento do nível de confiança e segurança, durante os processos;
• Aumento na relação custo / benefício / desempenho;
• Eliminação de custo com novos maquinários.
A Croácia realiza a manutenção de equipamentos industriais de movimentação e elevação de cargas.
Pode se necessário uma visita técnica ao local para identificar o equipamento que deverá passar pela manutenção corretiva ou preventiva, visando com esse processo, a realização de um serviço com a máxima qualidade.
Se deseja conhecer e saber mais sobre as possibilidades, para a manutenção corretiva ou preventiva dos equipamentos presentes em sua empresa, entre em contato com a nossa equipe.

Já a opção de ponte rolante apoiada dupla viga, será responsável da mesma forma pela movimentação de cargas. No entanto, a opção de dupla viga pode ser indicada para os casos em que a carga possui um peso realmente elevado.
A ponte rolante apoiada dupla viga, é a opção em que a barra é composta por dupla viga, tendo duas barras de metal para proporcionar o apoio necessário e dessa forma, a ponte rolante conseguir realizar as suas funções especificas.
Por sua vez a ponte rolante suspensa, percorre por de baixo dos trilhos da vida, onde está presente o caminho de rolamento.
Em diferentes situações e empresas é possível solicitar a instalação desse equipamento, para realizar a manipulação de cargas com toda segurança e praticidade durante essa atividade.

Leia mais
, BLOG

A importância, aplicação e modelos de talhas

Conhecendo as talhas

Talha é um dos equipamentos mais importantes e que possui como principal função, auxiliar na movimentação de cargas pesadas em diversos ambientes.
Esse equipamento possui ainda diferentes modelos com variação de níveis de elevação, o que proporciona a correta utilização em qualquer que seja o ambiente. Especialmente durante a utilização de uma ponte rolante, é necessário que seja utilizado a talha.
No artigo que preparamos para o blog, você irá compreender qual a importância desse equipamento e ainda, conhecer os diferentes modelos de talha que existem e quais são, as suas aplicações.

Entenda a importância da utilização de uma talha

A talha possui tamanha importância que junto com as pontes rolantes, podem ser encontradas em diferentes ambientes podendo ser áreas industriais ou ainda, de armazenamento.
Os principais segmentos em que podemos encontrar a utilização de uma talha, são:
• Construção civil;
• Oficinas;
• Indústrias;
• Garagens de manutenção de automóveis;
• Estaleiros;
• Agricultura;
• Embarcações de grande porte.
Pode existir a necessidade de que em alguns ambientes seja realizado um estudo prévio, para identificar a necessidade de utilização e instalação da talha, dependendo especialmente da quantidade de carga que poderá ser movimentada.
Com a utilização desse equipamento é possível garantir que a carga, seja movimentada corretamente com o máximo de precisão e segurança durante a sua utilização.
Esse aparelho possui um design robusto e uma vez que é movido à eletricidade, consegue atender diferentes necessidades, quando falamos a respeito de locomoção de cargas.
O peso pode variar de cargas médias ou pesadas, mas que de forma específica possuam uma difícil locomoção, sendo necessário o emprego e utilização das talhas.
Para a movimentação da carga as manobras podem variar entre movimentos verticais ou ainda, de translação especialmente quando é realizado através da utilização de um trole.
Uma vez que uma pessoa ou até mesmo uma equipe de colaboradores poderiam não ter a força suficiente, para movimentar cargas pesadas, as talhas são utilizadas para conseguir realizar essa movimentação de forma adequada e segura.

Confira os diferentes modelos de talha

Existem alguns modelos de talha para elevação, que podem ser indicados para diferentes aplicações, de acordo com as especificações do fabricante e capacidade de suporte do equipamento.
Os dois modelos mais conhecidos e utilizados são a talha de elevação, podendo ser adquirida tanto na opção manual como também, a elétrica.
Quando um determinado ambiente possui o espaço vertical com uma curta linha, a melhor opção pode ser a talha de elevação manual, especialmente pelo fato de que resulta em um gasto menor.
Por sua vez, a talha para elevação elétrica possui um modelo e atuação com recursos que são mais avançados e dessa forma, pode ser necessário uma quantidade menor de funcionários, uma vez que o processo será realizado através da operação de controle da talha e assim, proporcionar excelente custo X benefício, além da otimização de recursos.
Alguns dos modelos de talhas que podem ser encontrados ainda são:
• Talhas manuais;
• Talhas com alavanca;
• Talhas pneumáticas;
• Talhas elétricas de correia;
• Talhas elétricas de corrente;
• Talhas elétricas de cabo de aço;
• Talha em toneladas;
• Talha em quilos.
Para cada situação e ambiente, existe um modelo de talha que será o mais indicado, para garantir que a tarefa seja realizada com segurança e precisão, para os operadores envolvidos e também, para a segurança da carga.
Caso você tenha alguma dúvida a respeito dos modelos de talhas e até mesmo a quantidade de peso que o equipamento deverá suportar, pode entrar em contato com a equipe da Croácia e solicitar a um profissional que solucione as suas dúvidas.
As empresas que desejam obter excelentes equipamentos, com a certeza de que irá investir em um maquinário de ótima qualidade e eficiência, podem entrar em contato com a Croácia.
Solicite um orçamento e obtenha a garantia de compra de um equipamento, que poderá auxiliar diretamente na realização de tarefas em indústrias de diferentes segmentos

Leia mais
, BLOG

O que você precisa saber sobre pontes rolantes

EQUIPAMENTOS DE PONTES ROLANTES

Pontes rolantes são equipamentos de excelente utilização e ainda, que proporcionam segurança e praticidade para a movimentação de cargas que são consideradas grandes e pesadas, sendo incapaz de serem movimentadas apenas pela força humana.

Nessa página você irá conferir quais são as principais informações que deve saber a respeito das pontes rolantes e ainda, que poderão ajudar você a escolher o modelo mais indicado para a aquisição desse produto.

SOBRE AS PONTES ROLANTES

Em diferentes segmentos industriais é possível encontrar modelos de pontes rolantes que auxiliam, na movimentação e manipulação de cargas.
Alguns dos principais segmentos em que são utilizados esse equipamento são o segmento metalúrgico, siderúrgico e também, a construção civil.
Com a instalação das pontes rolantes é possível otimizar além de proporcionar melhores condições para a manipulação de cargas, sendo independente o seu peso, sendo essa manipulação realizada com a agilidade e praticidade esperadas para essa atividade.
Para que esse equipamento seja considerado como uma ponte rolante, é preciso que sejam identificados os principais elementos como a ponte, viga, carro talha e a talha.
Sendo identificado esses componentes podemos dizer que temos uma ponte rolante e ainda, os equipamentos necessários para que esse produto seja instalado e utilizado no teto da fábrica ou armazém, onde é solicitado a sua presença.
O carro presente entre os equipamentos das pontes rolantes é necessário para conseguir erguer e descer a carga, para que assim os profissionais consigam realizar a manipulação da carga conforme a necessidade do momento.
É possível encontrar ainda a ponte rolante nas versões apoiada e suspensa.
A ponte rolante apoiada como o próprio nome indica, precisa de um apoio para conseguir realizar a sua atividade. Para isso as pontes iram percorrer a viga da ponte rolante por cima dos trilhos e do caminho de rolamento.
Confira agora dois tipos específicos da ponte rolante apoiada.

Ponte rolante apoiada univiga

, BLOG

Ponte rolante apoiada univiga é um modelo de ponte rolante que pode ser utilizada até mesmo, para auxiliar na manutenção de cargas grandes e pesadas sendo impossibilitadas de serem facilmente movida e principalmente sendo movido com a força humana.
No caso da opção de ponte rolante univiga existem ainda algumas variações como, forma caixão, perfil laminado ou soldado. Cada uma dessas opções poderá atender exclusivamente a necessidade do ambiente onde deverá ser utilizado.

Ponte rolante apoiada dupla viga

, BLOG

Já a opção de ponte rolante apoiada dupla viga, será responsável da mesma forma pela movimentação de cargas. No entanto, a opção de dupla viga pode ser indicada para os casos em que a carga possui um peso realmente elevado.
A ponte rolante apoiada dupla viga, é a opção em que a barra é composta por dupla viga, tendo duas barras de metal para proporcionar o apoio necessário e dessa forma, a ponte rolante conseguir realizar as suas funções especificas.
Por sua vez a ponte rolante suspensa, percorre por de baixo dos trilhos da vida, onde está presente o caminho de rolamento.
Em diferentes situações e empresas é possível solicitar a instalação desse equipamento, para realizar a manipulação de cargas com toda segurança e praticidade durante essa atividade.

Projetos personalizados com a Croácia

Para obter maiores informações sobre as diferentes opções de pontes rolantes e especialmente, para orçamentos de projetos customizados você pode entrar em contato direto com nossa equipe.
Com o objetivo de disponibilizar um equipamento que irá atender uma necessidade específica em uma indústria, será necessário avaliar algumas informações como, por exemplo, o tipo de viga a ser utilizado, capacidade de carga necessária e principalmente o local onde deverá ser instalado esse equipamento.
Todos os equipamentos fabricados e disponibilizados aos clientes da Croácia, atendem rigorosamente às principais normas de segurança, ABNT e outras normas do segmento.
Nossos especialistas estão à disposição, para tirar eventuais dúvidas e prestar o melhor atendimento aos nossos clientes.

Leia mais
, BLOG

A importância da manutenção para pórticos

Manutenção preventiva e corretiva para pórticoss

Um dos principais serviços para garantir a agilidade de produção, dentro do setor de indústria, é a manutenção para pórticos.

A manutenção preventiva ou corretiva consegue trazer diferentes benefícios para a indústria, uma vez que proporciona durabilidade e desempenho, conseguindo entregar os resultados esperados ou mesmo, superar as expectativas propostas inicialmente.
Nesse artigo você vai poder entender o que são pórticos rolantes e ainda, quais os benefícios da manutenção para estas máquinas.

Para a realização de um serviço com toda a qualidade e profissionalismo que são necessários, conte com a equipe da Croácia – especialista em soluções para elevação de cargas.

Entenda o que são pórticos rolantes

Nos mais diferentes ambientes e empresas podendo ser industrias ou não, os pórticos rolantes, são equipamentos de excelente opção para situações em que não é possível utilizar as pontes rolantes ou mesmo os guindastes.

Isso pode acontecer devido tanto ao tamanho o local como, a capacidade de estrutura do ambiente seja interno ou externo.

Os principais segmentos em que os pórticos rolantes são utilizados, são as hidrelétricas, fábricas, metalúrgicas, construções civis, mineradoras e portos.

Dentre as principais características desse equipamento, para a sua utilização não são necessárias fundações, colunas de sustentação e vigas de apoio, proporcionando os benefícios de sua empregabilidade para diferentes ambientes, conforme a necessidade.

Quais os benefícios da manutenção para pórticos

Dentre os vários benefícios da manutenção para pórticos, o principal que podemos citar em primeiro lugar é evitar que a produção seja pausada.

Uma máquina de grande importância como pórticos, consegue auxiliar eficazmente na elevação de cargas com diferentes pesos. Uma falha mecânica que deixe a máquina inoperante, poderá atrasar a linha de produção ou mesmo, outras atividades que dependem desse equipamento.

Portanto, para não ter atrasos em seu cronograma de entrega, é preciso realizar a manutenção corretamente.

O indicado é priorizar a manutenção preventiva com o principal objetivo e conseguir reduzir ou mesmo, eliminar possíveis falhas que possam apresentar futuramente, pois serão realizados os reparos de forma antecipada.

Além de garantir a realização dos processos dentro dos prazos estipulados, é possível proporcionar qualidade para a fabricação ou movimentação de diferentes itens.

Um dos pontos de grande importância até mesmo para a manutenção preventiva de pórticos rolantes, é a realização de um estudo dos equipamentos, que irá indicar quais são e quando deverão ser realizados os principais cuidados e reparos, com o objetivo de que a máquina não fique inoperante, trazendo prejuízos e atraso na produção.

Para alcançar estes e outros benefícios a partir da correta manutenção desses equipamentos é preciso, contar com uma empresa com a expertise necessária para esse serviço. Por isso, conte sempre com a Croácia.

A Croácia é especializada em soluções para elevação e movimentação de cargas. Você pode entrar em contato com a equipe e solicitar um orçamento, com o melhor atendimento para a necessidade da sua empresa.

Nossa equipe possui treinamentos, qualificações e expertises necessárias para a realização da manutenção para pórticos, você pode ter a certeza de que cada uma das etapas necessárias, serão realizadas com o máximo de qualidade e profissionalismo.

Leia mais
, BLOG

Modernização para equipamentos – excelente custo benefício

Confira a importância da modernização para equipamentos industriais

Para uma empresa que busca sempre a modernização e alto padrão de realização em seus serviços, é importante transparecer isso também em seus equipamentos. Portanto a Croácia – movimentação e elevação de cargas, disponibiliza o serviço de modernização para equipamentos.

Esse sem dúvida é um serviço que vale a pena o valor investido, para continuar utilizando um determinado equipamento na empresa, e continuar realizando as principais atividades como antes. No entanto, com o máximo de eficiência e modernidade para a máquina em questão.

Confira maiores informações a respeito desse serviço e quais são as vantagens, da modernização para equipamentos.

Entenda a modernização para equipamentos industriais

O procedimento de modernização com a croácia, é realizado para conseguir transformar equipamentos antigos, trazendo um visual novo e moderno além de melhorar os procedimentos realizados.

Em cada uma das etapas realizadas, são levadas em consideração as normas necessárias para o segmento de atuação, garantindo um serviço de qualidade e com toda a segurança, conforme necessário.

Para que este processo de modernização de equipamentos seja realizado da melhor forma possível, é preciso realizar algumas etapas importantes como, por exemplo:

  • Revisão;
  • Melhoria;
  • Modernização da parte mecânica;
  • Elétrica;
  • Estrutural;
  • Interface operacional;
  • Pintura;
  • Acessórios.

A Croácia realiza esse serviço em diferentes equipamentos, de um modo completo visando não apenas a parte estética, mas também, o funcionamento da máquina, entregando assim um serviço com excelente custo benefício.

Dentre os benefícios, encontramos algumas das principais características para esse serviço, que são:

  • Redução dos custos de manutenção;
  • Aumentar os níveis de limpeza;
  • Melhor custo/desempenho;
  • Redução do desgaste da máquina;
  • Diminuição de riscos operacionais.

Abaixo você pode conferir outras informações a respeito dos benefícios, desse serviço.

Conheça o serviço para entender os benefícios da modernização para equipamentos

O nosso trabalho não é realizado como uma modernização apenas pensando na parte estética. A modernização para equipamentos industriais deve ser realizada levando em conta quais são as principais caraterísticas do equipamento.

Desse modo é possível proporcionar melhoras que sejam realmente significativas, para as operações se tornarem mais ágeis e lucrativas para a sua empresa.

A modernização passa também pelo processo de restauração, que trará novamente a capacidade de realizar as atividades para o qual o equipamento foi construído, em sua condição original, trazendo ainda a introdução de novas tecnologias.

São diversos benefícios que podem ser conquistados a partir da modernização para equipamentos industriais, visando algumas características específicas para a área de processos, saúde, segurança e o correto cumprimento das normas do setor e atuação.

Redução de custos com a aquisição de novos maquinários, estão dentro dos benefícios desse serviço uma vez que, podem ser instalados novos mecanismos e tecnologias fazendo com que o equipamento consiga realizar as suas atividades de modo ágil e com a qualidade necessária.

Não são todos os equipamentos que podem passar por esse processo, conseguindo garantir com a qualidade necessária, a realização dos processos.

Por tanto, os profissionais da Croácia antes de iniciar as etapas do serviço de modernização, realizam estudo e verificação do equipamento por completo, para conseguir identificar quais são as principais alterações que deverão ser realizadas.

Em cada uma das etapas necessárias ao longo do processo, serão realizadas pelos profissionais capacitados e treinados, com o máximo e qualidade com o principal objetivo de entregar ao final, um equipamento industrial restaurado e podendo ser utilizado nas atividades originais, com qualidade e segurança.

Leia mais
, BLOG

As máquinas mais utilizadas no setor de metalurgia e porto

Entenda o que são pontes rolantes e aonde são utilizadas

O mercado de trabalho e setor de empreendedorismo é cercado por uma diversidade incrível de segmentos e diferentes atuações, cada qual com suas responsabilidades e mecanismos próprios.

Se hoje você tem o desejo de saber o que é uma ponte rolante ou ainda, ponte rolante como funciona, saiba que preparamos esse artigo pensando na sua necessidade e em responder a esses questionamentos.

Confira aqui e tire as suas dúvidas sobre pontes rolantes.

Você conhece as pontes rolantes?

A ponte rolante é utilizada de forma específica para o içamento de cargas que devido ao seu peso elevado, não podem ser movimentadas por força humana.

Desde o ano de 1870 o guindaste que funcionam dessa forma, vem sendo desenhado e sempre reinventado, para desse modo conseguir atender as necessidades de diferentes espaços, levando sempre em consideração o projeto e a necessidade do cliente.

Esse maquinário é composto basicamente por viga, carro e talha podendo ser encontradas nas versões móveis ou também fixas.

Os equipamentos de grande porte e com funcionalidades como essas, são geralmente utilizados dentro do ramo siderúrgico e outros segmentos.

Com a utilização de talhas e pontes rolantes será proporcionado a realização de diferentes atividades, conseguindo excetuar o processo de fabricação ou mesmo montagem, de diferentes produtos que posteriormente serão disponibilizados para venda e compra.

Além da fabricação de aço ponte rolante com talha, também pode ser utilizada em portos. É possível encontrar as pontes rolantes facilmente em diferentes atividades, além de setores variados.

No caso das máquinas para porto e metalúrgica, é preciso utilizar um equipamento que possua três peças de grande importância, sendo essas a viga, carro e talha.

Em diferentes segmentos em que seja necessária a utilização de pontes que tenham a funcionalidade rolantes, o custo benefício sempre será excelente, pois, com a aquisição de um maquinário como esse será possível realizar as principais atividades, sem qualquer interrupção nos procedimentos necessários.

Entenda mais sobre o funcionamento das pontes rolantes

As pontes quando utilizadas dessa forma é necessário que sejam realizados os procedimentos conforme indicado pelo fabricante, para que o processo de instalação ocorra conforme o esperado.

Ponte fixa

Para o funcionamento será necessária uma viga que deverá ser fixa de modo permanente, proporcionando fixação para a estrutura de suporte.

Quando a máquina estiver montada e funcionando corretamente, poderá proporcionar maior flexibilidade e funcionalidade para a fabricação e disposição dos produtos em diferentes processos.

A ponte estável pode ser mais indicada para os casos em que se faz necessário a utilização de equipamentos que promovam a estabilidade conforme necessário, para transportar cargas que sejam realmente muito pesadas.

Ponte móvel

Existe ainda, a possibilidade de operar o mecanismo em um carro que poderá se movimentar, conforme a disponibilidade de percurso do eixo transversal, de modo que as pontes possuam carros principais ou ainda, alguns auxiliares que irão realizar a movimentação dos itens conforme a necessidade de locomoção ou mesmo de fabricação.

Pontes Rolantes de alta qualidade, você encontra com a Croácia

A Croácia Movimentação e elevação de cargas é uma empresa brasileira e iniciou as atividades em 1978.

Aqui voce pode encontrar os melhores projetos para transporte, montagem, entrega técnica e Start-up dos principais equipamentos.

Todos os projetos são realizados com total segurança, qualidade e confiabilidade atendendo sempre os principais padrões técnicos de segurança.

Leia mais